recreação infantil

Recreação Infantil : Como contratar?

O serviço de recreação infantil é sem sombra de dúvidas uma das melhores opções para entreter crianças em eventos infantis. No entanto, muitas dúvidas estão presentes na cabeça das pessoas que pensam em contratar este serviço.

Como prestadores deste serviço para festas e eventos infantis, tentaremos esclarecer as principais dúvidas dos nossos clientes.

O que é recreação infantil?

No nosso entendimento, recreação infantil é o conjunto de atividades que tem por objetivo entreter, divertir, desenvolver crianças e até mesmo adultos em eventos.

Eventos podem ser familiares como festas de aniversários ou corporativos como festas de confraternização de empresas ou ações comerciais para chamar a atenção de clientes em lojas e shoppings.

Tipos de recreação infantil

Podem variar de acordo com o prestador de serviço, mas aqui na Superfesta classificamos os tipos de recreação infantil conforme abaixo:

  1. Recreação completa, com modelagem com balões, pintura artística e brincadeiras que serão definidas em um plano de atividades.
  2. Escultura de balões, que consiste em criar figuras como pássaros, bichinhos, flores, brinquedos com balões de látex. 
  3. Pintura facial ou pintura artística, onde o profissional de recreação faz desenhos coloridos na pele das crianças.

Como contratar o serviço de recreação infantil?

Deve-se sempre estar atento à qualidade dos profissionais e idoneidade da empresa prestadora de serviço. 

Aqui na Superfesta os passos para contratar o serviço de recreação são os seguintes:

  1. Solicitar a reserva do serviço pelo site, whatsapp ou telefone. Nesta etapa vamos levantar informações básicas como quantidade e faixa de idade das crianças  para definirmos a quantidade de profissionais necessários, bem como o valor do serviço.
  2.  Vamos enviar um contrato de prestação de serviços com todos os detalhes para aprovação do contratante também por email.
  3. Nossa coordenadora de recreação, a Tia Sol, vai entrar em contato com o contratante na semana do evento para levantar todos os detalhes, como tipo de local disponível para as atividades, perfil das crianças e do evento e montar um plano de atividades personalizado.
  4. O plano de atividades e enviado por escrito para aprovação do contratante.
  5. No dia e horário combinado nossa equipe de recreação estará no local com todo o planejamento e material necessário para entreter, divertir e estimular as crianças durante o evento.
  6. O pagamento é feito no final da prestação dos serviços.

Nossa equipe de recreação está apta a aplicar aproximadamente 100 brincadeiras que temos em nosso repertório. No entanto, nem todas podem se aplicar em razão da faixa de idade das crianças, tipo de evento e principalmente do tipo de local disponível para as atividades.

Brincadeiras como corrida de saco, caça ao tesouro, queimada, jogo da velha humano entre outras, necessitam de espaço para as crianças correrem e nem sempre é possível. Muitas vezes a recreação é feita em salão de festas pequeno e as atividades precisam ser adequadas à esta característica.

Outras brincadeiras como guerra de bexigas, torta na cara, bala na farinha vão fazer com que as crianças se molhem, se sujem e nem sempre isso é desejável em eventos mais formais.

Em eventos com crianças menores temos brincadeiras para desenvolver a coordenação motora como colocar o rabo no burro, boliche, amarelinha.

Devido ao exposto acima, damos muita importância ao plano de atividades e ressaltamos a importância de que este plano seja desenvolvido por um profissional qualificado, com formação em pedagogia ou educação física.

Quantas recreadoras serão necessárias para atender meu evento?

A quantidade de profissionais de recreação necessários para cada evento depende basicamente de 3 fatores:

  1. Quantidade de crianças
  2. Faixa de idade das crianças
  3. Tipo de local disponível para as atividades

Como regra geral, recomendamos 1 recreadora para cada 20 crianças a partir de 7 anos ou 10 crianças abaixo de 7 anos. Crianças mais novas demandam mais atenção e cuidados.

Locais abertos, onde as crianças possam se dispersar muito também vão demandar mais atenção e consequentemente uma quantidade maior de recreadoras. Cada caso será avaliado individualmente.

Os pais podem participar das atividades de recreação com as crianças?

 

recreação infantil

Com certeza. Em algumas brincadeiras isso é até desejável.

Se for da vontade da contratante que a participação dos pais ocorra,  deve ser informado previamente para que as brincadeiras escolhidas favoreçam este tipo de interação.

Principalmente em crianças menores, a participação dos pais vai gerar confiança e motivação para que os pequenos participem das atividades.

Não se pode perder de vista que o objetivo principal da recreação é o entretenimento e satisfação das crianças, portanto durante as atividades o desejo dos pequenos deve prevalecer sempre na escolha das brincadeiras.

 

 

Que materiais são utilizados nas atividades?

Todos os materiais necessários para as brincadeiras propostas serão providenciados pela equipe de recreação.

Varia muito de acordo com as brincadeiras escolhidas, mas em geral, bolas, cordas, pinos de boliche, bambolês, tapete para amarelinha, sacos para corrida de sacos, chantili para torta na cara são alguns exemplos.

Tomamos muito cuidado na escolha dos materiais, sempre procurando produtos que não tem cheiro forte e que não agridam a pele das crianças.

Qual a formação dos profissionais de recreação infantil?

Não existe legislação específica sobre este assunto, existem excelentes profissionais sem qualquer formação que conseguem prestar um bom serviço porque tem vocação para a atividade de recreação infantil.

No entanto, como em qualquer outra atividade, a formação acadêmica certamente elevará o nível da prestação do serviço, que não dependerá apenas do talento do profissional, mas contará também com os conhecimentos técnicos adquiridos.

Aqui na Superfesta só trabalhamos com profissionais maiores de 18 anos e a maioria com formação ou formandos em pedagogia ou educação física.

Oficina de Slime e outros tipos de oficina

Sim, fazemos. 

A oficina de slime não faz parte do nosso serviço de recreação completa. É precificada a parte, levando em conta a quantidade de crianças que serão atendidas e a faixa de idade.

Preferimos providenciar todos os materiais, inclusive o potinho para levar para casa, pois alguns materiais podem não ter o resultado esperado, então preferimos os que já conhecemos e testamos.

Recreação inclusiva: Respeitando as diferenças

Não somos todos iguais, por isso levamos em conta as necessidades especiais e temos profissionais qualificados e com experiência em recreação com crianças especiais.

Existe recreação para adultos?

Sim, é possível desenvolver atividades com adultos.

É mais comum em eventos corporativos, como festas de confraternização ou Sipat e outros eventos temáticos.

Neste caso será feito um levantamento prévio para alinhar as atividades ao objetivo do evento.

Considerações finais

Esperamos ter esclarecido as principais dúvidas sobre o tema recreação infantil.

Caso tenha alguma outra dúvida ou sugestão, entre em contato pelo formulário abaixo ou pelo nosso Whatsapp. Teremos prazer em responder.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WhatsApp
Precisa de ajuda?